Informações

Adriano Gambarini


Como chegar

Nós estamos localizados na área rural do município de Aquidauana, no Pantanal de Mato Grosso do Sul-Brasil.

É fácil chegar aqui. Empresas de táxi aéreo prestam serviço a partir de Campo Grande, Bonito e Aquidauana. Os vôos fretados proporcionam uma visão panorâmica do Pantanal, são a opção de transporte mais rápida de chegar e viável durante o ano todo.

Na estação das águas, o rio cobre as estradas arenosas do Pantanal fazendo do céu a única opção de chegar até aqui.

Nos meses de seca, você pode vir à Barra Mansa em caminhonete 4x4, quando a estrada de acesso não oferece perigo de o carro atolar.

Se você tem um carro traçado, um guia local pode acompanhá-lo para indicar o caminho. Também temos parceria com empresas especializadas de transporte em caminhonetes com motorista que oferecem o serviço até a Barra Mansa a partir de Campo Grande, Aquidauana ou Bonito.



Nosso diferencial

Aqui você é recebido pelos proprietários da fazenda, pantaneiros que ocupam a região desde o final do século XIX. Nesta atmosfera e na convivência com os guias locais, você ouve causos e histórias que vão te aproximar do modo de vida e da cultura pantaneira.

Você tem um guia exclusivo para agendar os passeios de acordo com a sua preferência. O que vai fazer, qual horário vai sair, qual horário vai voltar são escolhas suas para que tenha a experiência pantaneira mais próxima de sua expectativa.

Este é o melhor lugar para relaxar. De frente para o rio e sob uma sombra, você pode deitar em uma rede ou numa espreguiçadeira, ler um livro ao som dos passarinhos e desfrutar da tranqüilidade pantaneira.

A experiência de viagem oferecida pela Barra Mansa é ideal para famílias, casais em lua de mel, grupos de amigos e pessoas com interesses especiais.

Nossa pequena capacidade de acomodação garante privacidade e atendimento personalizado.

Tudo isso faz da Barra Mansa um recanto único às margens do Rio Negro



Quando vir

A Barra Mansa está de porteiras abertas o ano todo. Entenda a dinâmica das estações do Pantanal e veja o que te espera.



Estação da vazante – de Abril a Junho

Chegou a hora de a água da enchente “vazar” para o leito do Rio Negro e seguir seu curso até o Rio Paraguai.

A Vazante do Castelo, que desfila pelos campos da Barra Mansa e desemboca atrás da sede da fazenda, é desbravada em passeios de canoa e de barco. A água está transparente. Jacarés, arraias, sucuris, cardumes de peixes e algas coloridas são fotografados com nitidez em seu ambiente natural.

Banhos refrescantes e flutuação com uso de máscara são alternativas para desfrutar deste ambiente e relaxar. Esta é uma excelente época para pesca esportiva.



Estação da seca – de Julho a Novembro

Nos campos inundados pela enchente e varridos pela água da vazante brota um Pantanal renovado: flores coloridas e plantas de aroma selvagem forram o chão e alimentam os animais. As árvores são morada de aves em reprodução fotografadas facilmente numa caminhada ou num safári.

Cada curva do rio revela uma praia de areia clara, refúgio da vida silvestre. Você pode escolher uma delas para ler um livro sob a sombra de um guarda-sol e desfrutar da paz pantaneira. Crianças se divertem brincando de bola, peteca ou arquitetando castelos de areia. Enquanto isso, lontras e ariranhas se alimentam dentro d’água, assim como jacarés e capivaras descansam na beira do rio.



Estação da cheia – de Dezembro a Março

Incontáveis baias, salinas, a exuberante Vazante do Castelo e o Rio Negro. A união destes quatro ambientes aquáticos transforma a Barra Mansa em uma ilha na cheia do Pantanal. Você será surpreendido pelas paisagens desta época do ano. Os minutos que antecedem o nascer e o pôr-do-sol pintam o céu de diferentes cores que refletem na água e compõem um cenário diferente a cada dia.

A vida selvagem é observada de cima do cavalo, num barco ou numa canoa. Incursões à mata também são feitas a pé numa caminhada silenciosa que permite aproximação dos bichos. Você vai adentrar matas e campos inundados e descobrir o mundo das águas.

Os pescadores esportivos têm diversão garantida a partir do mês de Fevereiro. Para chegar aqui, somente em avião.



O que colocar na mala

A Barra Mansa é um ambiente rural, um lugar simples para relaxar e desfrutar da natureza. Portanto, recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis, camisetas, bermudas, trazer trajes de banho e chinelos. Na época da seca, entre junho e setembro, pode fazer frio então traga agasalhos. Para os passeios, é essencial o uso de tênis, boné, protetor solar e repelente de insetos. Outros itens importantes são binóculos, lanterna, óculos de sol, capa de chuva, câmera fotográfica e carregador de baterias. A Barra Mansa oferece serviço de lavanderia.



Detalhes de bagagem

Se você optou em vir de avião, utilize sacolas, mochilas e malas moldáveis de pequeno e médio porte para melhor acomodação no bagageiro da aeronave. O ideal é uma bagagem de 15 kg por passageiro.



Pista de pouso


A pista de pouso utilizada pela Barra Mansa é privativa e possui as seguintes características:

  1. 900 metros de extensão
  2. Piso de grama
  3. Bem compactada
  4. Cabeceiras livres
  5. COORDENADAS 19°35'3.16" S / 56° 5'13.10" W

Veja mais fotos

Le lapin blanc needs to be follow! Did you know this?